Tem dias (ou melhor, noites) em que a Elisa briga contra o sono. O berço parece ter espinhos, a chupeta fica azeda, e as perninhas pinicam feito cheias de carrapicho. Mesmo morrendo de sono, ao invés de dormir, ela se agita toda e abre aquele choro raivoso e irritado. É quando estou perto de perder a paciência, que me lembro da Oração da Noite:

Querido Papai do Céu, peço-lhe de todo o coração:
não me deixe faltar o sono
quando a escuridão da noite chegar;
Se não for possível atender-me
nunca deixe faltar paciência ao papai e à mamãe,
quando com medo do escuro
passo a passo procurar sua cama.
Querido Papai do Céu,
abranda o coração do papai
para não se zangar comigo quando
à noite eu fizer carinho no rosto dele,
simplesmente para acordá-lo
para ficar comigo de companhia;
Se não for pedir demais, que ele brinque comigo
até que o dia expulse a noite
e com ela vá embora os meus temores.
Papai do Céu,
caso não seja possível atender aos meus pedidos,
me dê coragem para enfrentar os meus fantasmas ou
então simplesmente faça-me acostumar com a escuridão,
e se puder faça com que eu goste das noites,
mesmo que escuras.
Obrigado
meu Papai do Céu, por ouvir-me.
Amém.

Dá prá não morrer de dó?!

Nos dias de muito calor, a melhor solução que encontrei foi dar um banho morno na nenê antes da última mamada, lá pelas 9 da noite. Se ela já soubesse falar a nossa língua (por enquanto ela só fala o Elisanês), a Elisa me agradeceria em alto e bom tom, porque o banho relaxa de uma tal forma, que depois da mamada ela está praticamente pedindo prá ir para o berço.

Com tudo arrumadinho do jeito que ela gosta, e um CD tocando baixinho*…  

...depois de uns 5 ou 10 minutos, e 2 ou 3 faixas do CD...

...depois de uns 5 ou 10 minutos, e 2 ou 3 faixas do CD...

...cai a chupeta...

...cai a chupeta...

...e lá vai a Elisa para o sonho dos anjos.

...e lá vai a Elisa para o sonho dos anjos.

Se somar um cafuné, então, aí não tem prá ninguém!

*eu gosto do “Babach para Bebês”, com 13 melodias de Johann Sebastian Bach adaptadas para bebês, e tenho mais uns 3 de músicas de ninar, além dos outros de músicas infantis mais animadinhas, que uso durante o dia ou na hora do banho e da massagem. Todos acalmam, ordenam o comportamento emocional e contribuem para o desenvolvimento da criança.

Que delícia olhar a bebê dormir… Chego a pedir para o tempo parar, para essa doçura demorar bastante para crescer, e a mamãe aqui ter bastante tempo prá curtir essa delícia!