planeta_terra1A Elisa que não me ouça, mas tem vezes em que eu temo pelo seu futuro neste planeta…

Eu sei que é preciso ter fé, mas sempre me pego procurando razões para ter fé.

É cada dia maior a ameaça de que aqui, no Planeta Água, dentro de 20 anos 1/6 da população não terá água potável. E no entanto, para a grande maioria de nós, ouvir essa previsão não é suficiente para mudar hábitos, atuar pela mudança, fazer algo pelo futuro.

Que tipo de mundo terá a Elisa, e seus contemporâneos?

Particularmente hoje, estou com a impressão de que existe muito lixo para pouco espaço, muitos carros para poucas ruas, muita fumaça para poucas árvores, muita gente para pouca natureza.

Será que o ser humano, essa criatura inteligente e ao mesmo tempo irracionamente insaciável, acordará a tempo de evitar seu próprio infortúnio?

Quando olho para a Elisa aqui, curiosa pela vida, fascinada pelo mundo, sedenta de descoberta, não consigo deixar de sentir uma certa agonia. Será que toda mãe sente isso? Essa frustração de não ser a Super Mulher que pode garantir o mundo que sua filha merece?

