envelopeElisa, minha filha querida. Conforme já tenho conversado com você, a partir da próxima quarta-feira iniciaremos uma nova fase em nossas vidas. Desde quando você foi concebida, há quase 15 meses, foram pouquíssimos os momentos em que nos separamos uma da outra; porém, é chegada a hora da mamãe voltar ao trabalho.

Nos primeiros dias, acho que vamos estranhar bastante. Porém, por outro lado, eu terei a oportunidade de retomar minha vida profissional, e você de viver a experiência de ser cuidada pela vovó durante boa parte do dia.

É claro que sentiremos saudades uma da outra, e muita, mas desde antes de você nascer tenho tentado ser sua melhor amiga, e proponho que por meio dessa nossa profunda amizade, tentemos ajudar uma à outra nesse momento.

Que tal?

Você vai precisar esforçar-se para não chorar quando mamãe não estiver por perto, e deverá acostumar-se ao jeito da vovó de cuidar de você –  isso será fácil, pois eu mesma cresci sendo cuidada por ela, e posso garantir que é uma delícia. Além do mais, foi a própria vovó que me ensinou a cuidar de você! Quanto a mim, farei de tudo para chegar do trabalho sempre o mais cedo possível, e fazer com que o tempo que passaremos juntas seja tão bom, que possamos compensar em qualidade a perda de quantidade.

E, acima de tudo, precisaremos ser FORTES, afinal, somos duas pessoas privilegiadas, pois a mamãe pôde ficar 6 meses afastada do trabalho para ficar EXCLUSIVAMENTE com você – pouquíssimas mães e bebês têm essa chance. E o melhor de tudo é que soubemos aproveitar MUITO bem esse tempo, não é mesmo?

Eu gostaria que fosse possível evitar este momento, sem que isso representasse renunciar à minha carreira… pode parecer esquisito, mas um dia, quando você crescer, vai entender bem a importância do trabalho, e compreender que a vida profissional é indispensável para que nos sintamos completos como pessoa, como mulher (no nosso caso), e como seres humanos.

Quero que você saiba, ainda, minha filha, que o fato de mamãe não estar sempre por perto, a partir de agora, não significa que eu te ame menos, pelo contrário, meu amor por você só aumenta a cada dia, e nossa intimidade, proximidade e amizade também se tornam mais fortes com o tempo. Mesmo trabalhando, mamãe estará com você de manhã, quando você acordar, vou amamentá-la, e no meu horário de almoço também irei à casa da vovó para encontrar-lhe, quando você poderá novamente mamar no peito enquanto desejar. No final do dia voltaremos juntas para casa, e até a hora de dormir (quando também estarei com você) teremos algumas horinhas para passar juntas, na companhia do papai. Você verá que seus dias serão bem mais movimentados, e isso certamente contribuirá para o seu desenvolvimento e crescimento em corpo e mente.

Que Deus continue nos abençoando, nessa e em todas as outras fases que ainda viveremos.

Com todo o amor do mundo, um grande beijo,

Mamãe.

