“O objetivo maior da massagem é ampliar os momentos de contato com seu filho, fortalecendo o vínculo entre vocês (…) A Shantala, antes de ser uma técnica, é uma arte. Uma arte de dar e receber amor”. – Guia de Boas-Vindas Natura Mamãe e Bebê.

Ela ainda está se adaptando a essa prática, mas eu ADORO fazer massagem na Elisa. Estou tentando torná-la mais freqüente, para que a bebê se acostume melhor, mas às vezes é difícil encontrar o melhor momento, pois a massagem não é recomendada quando o bebê está com fome, e também não é legal acordá-lo para fazer massagem (o que reduz drasticamente os momentos disponíveis).

É gostoso porque realmente aproxima mãe e filha(o), é um momento só nosso, de intimidade e carinho. Mesmo que não seja possível seguir detalhadamente a seqüência da Shantala*, vale a pena tocar o corpinho do bebê, olhá-lo nos olhos, conversar mansinho, sorrir… Além de ser altamente relaxante, a massagem favorece o desenvolvimento da criança.

Ela já está pronta para começar!

Ela já está pronta para começar!

Eu já deixo o banho dela preparado, para que terminando a massagem ela já possa ir para a banheira, complementando o momento de relaxamento e retirando o excesso do óleo de amêndoas (eu uso aquele comum da Johnson’s Baby).

Então coloco a Elisa sobre minhas pernas esticadas, em cima de uma toalha, porque ela sempre faz xixi na hora da massagem na barriga (que também pode ocasionar pum e derivados).

A seqüência dos movimentos eu acompanho no Guia de Boas-Vindas da Natura Mamãe e Bebê, que pode ser solicitado gratuitamente pela internet. Mas as instruções também constam no endereço http://www.mamaeebebe.com.br/site/massagem_shantala.php

Você já tentou com seu bebê? Não é uma delícia?

*Shantala é uma massagem milenar que mães indianas fazem em seus bebês, e o nome foi dado pelo Dr. Frederick Leboyer em homenagem à mulher que o encantou com a força e a beleza de um momento de amor e troca entre mãe e filho. O médico obstetra francês escreveu o livro Shantala, editado no Brasil pela editora Ground.

Anúncios